Gestão Empresarial

Gestão Empresarial

Recursos Humanos


A implantação de sistemas e/ou processos de gestão promove um melhor gerenciamento dos recursos humanos. Favorece maior integração e alinhamento do desenvolvimento entre empresa e colaboradores. Proporciona uma satisfação mútua entre a organização e funcionários. Consolida os valores, a missão, visão e práticas da organização.

O contexto da empresa e do negócio é sempre considerado na concepção e realização das implantações e do desenvolvimento organizacional, conciliando as práticas e resultados pretendidos.

Sistema de gestão em recursos humanos, que abrange os processos de:

• recrutamento & seleção e integração;
• avaliação do desempenho;
• desenvolvimento organizacional/treinamento;
• carreira & sucessão;
• remuneração;
• processo de preparação para aposentadoria e desligamento.

Treinamento in company


Realizamos treinamentos in company, ajudando as empresas a alcançarem resultados.

É realizado um mapeamento da situação atual, baseado nas pessoas, processos e sistemas, levando em consideração também o ambiente e a cultura da empresa.

Avaliamos os resultados esperados, e então, desenvolvemos o plano de treinamento. Ao final do processo elaboramos os certificados e o relatório de avaliação dos resultados, tanto do treinamento e instrutores, quanto do aproveitamento dos participantes.

Treinamentos vivenciais: em especial, realizamos treinamentos lúdicos, através dos quais de uma maneira descontraída, passamos os conceitos que serão utilizados no dia a dia.

Alguns treinamentos disponíveis:

• Formação de auditores;
• Interpretação das normas;
• Ferramentas da qualidade;
• RH - Desenvolvimento de lideranças e de construção de equipes.

Além destes, formatamos outros de acordo com a necessidade dos clientes abrangendo, as seguintes normas:

• Qualidade

   - ISO 20000 Qualidade de Serviços de TI

   - ISO 9001 Qualidade;

   - ISO IEC 17025 Qualidade em Laboratórios;

   - ISO TS 16949 Qualidade Automotiva;

   - ISO 13485 Qualidade na Indústria de Equipamentos Médicos;

   - PBQP-H Qualidade na Construção Civil;

• ISO 14001 Ambiental;

• OHSAS 18001 Saúde e Segurança Ocupacionais;

• SA 8000 e NBR 16001 Responsabilidade Social no Ambiente de Trabalho;

• NBR ISO 26000 Responsabilidade Social no Ambiente de Trabalho;

• ISO 22000 Segurança dos alimentos;

• ISO 27001 Segurança da Informação;

• ISO 50001 Gestão da Energia;

• NBR 14790 Cadeia de Custódia CERFLOR;

• FSC Cadeia de Custódia.

Lean Seis Sigma


É uma estratégia gerencial que está em amplo crescimento e desenvolvimento em todos os setores do mercado, com foco na melhoria da qualidade em todos os seus processos, produtos e serviços.

Tem como objetivo alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial, impulsionado pela estreita compreensão das necessidades do cliente, uso disciplinado de fatos, análise de dados, análises estatísticas e atenção diligente à gestão.

A implementação do Lean Manufacturing, cujo foco é a melhoria da velocidade dos processos e redução dos tempos, aliado ao Seis Sigma, método estruturado para solução de problemas e que utiliza ferramentas estatísticas para reduzir a variabilidade, permite as empresas encontrarem oportunidades inexploradas e ganhos financeiros.

Inicialmente é realizado um diagnóstico da situação atual (pode ser presencial) e posteriormente é apresentado um plano de implantação, onde é fundamental a conscientização da alta direção, a identificação de profissionais com perfil adequado (mediante aplicação de ferramentas especificas) e treinamento com carga horária adequada por profissionais capacitados.

Supply Chain Management


O aumento da eficiência dos processos de produção dos bens e serviços de uma empresa é um dos mais importantes fatores de sobrevivência no cenário contemporâneo. Com esse objetivo, é fundamental construir uma cadeia de suprimentos sustentável, equilibrada e competitiva.

Por meio da análise da cadeia de valor da empresa, do desenho do atual processo de contratação de serviços e compras de insumos e da situação dos indicadores chaves das áreas de suprimentos, avaliamos em conjunto com o cliente se o desempenho se dá de maneira eficiente e sustentável.

A análise das melhores práticas do mercado em processos de gerenciamento da cadeia de suprimentos, aliado à aplicação dos princípios do Lean Seis Sigma, possibilita a construção de redes que produzam resultados concretos e sustentáveis para a cadeia de valor da empresa.

Dentre os benefícios alcançados através da aplicação dessa metodologia ressaltamos: melhoria da alocação de recursos, redução dos custos de transporte e armazenagem, maior eficiência do processo produtivo, diminuição dos ciclos de planejamento operacional e aumento no nível de serviço.

Governança Corporativa


A Governança Corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas e leis, utilizados para administrar uma empresa. Possui múltiplas abordagens, tendo como objetivo assegurar a gestão estratégica da empresa e o seu efetivo monitoramento. Seu foco principal é garantir o atendimento dos funcionários, acionistas e investidores às normas de conduta pré-acordadas.

A empresa que pratica a Governança Corporativa garante o sucesso em seu desempenho financeiro, assegurando sua sustentabilidade. Vai além da administração financeira da empresa, pois envolve a atitude da organização e seu comportamento diante do mercado e perante seus investidores.

Com a Governança Corporativa as empresas assumem um posicionamento de mercado como uma companhia que atua de forma transparente, com equidade no tratamento dos acionistas e com ampla prestação de contas, atraindo assim a confiança dos investidores e ganhos financeiros para a empresa.

Visando identificarmos a capacidade de criação de Valor do Negócio, realizamos um diagnóstico interno à organização. Visando o fortalecimento da Confiança e da Imagem da empresa no mercado, apresentamos uma proposta do modelo de Governança Corporativa ajustada ao perfil da organização.

Marketing - Cliente Mistério


O Cliente Mistério é uma técnica de auditoria de produto e/ou serviços, na qual os auditores, passando-se por clientes, avaliam o serviço prestado (e/ou o produto oferecido) pela Empresa.

Esse trabalho é realizado em três etapas:


Consultoria

Relacionamos, segundo os interesses da Empresa e seu posicionamento no mercado, os elementos agregadores de valor ao seu produto/serviço, estabelecemos perguntas objetivas, organizadas por categorias e definimos critérios para sua avaliação; treinamos pessoas (com vivência nesse mercado) para a realização das auditorias.


Auditoria

1º Momento: O auditor chega incógnito ao estabelecimento para avaliar todos os serviços de frente que devem ser prestados (ou estar disponíveis) ao cliente;
2º Momento: O auditor identifica-se ao Gestor do estabelecimento para, com ele, avaliar os serviços de apoio a que o cliente – usualmente – não tem acesso ou conhecimento, bem como o atendimento a normas e regulamentos.


Análise de Dados

Fazemos a tabulação de dados obtidos nas auditorias dos diversos estabelecimentos da rede e o tratamento estatístico dos dados, para estabelecimento de prioridades e estratégias de ataque aos diversos pontos observados. Se positivos, com foco no reforço das ações empreendidas; se negativos, com foco nas ações corretivas que eliminem a possibilidade de sua recorrência.